Troca de Óleo a cada 5.000 Km
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Troca de Óleo a cada 5.000 Km
ATENÇÃO!
Esclareço que, a intenção na criação deste Tópico foi unica e exclusivamente de trazer para vocês uma informação que acho válida, em momento algum tenho a intenção de obrigar a todos aqui a seguir o que foi proposto! Por favor, peço encarecidamente a compreensão de todos! Se ficou alguma dúvida, estou solicito a saná-las. Por favor, não é porque eu realizo as trocas de 5 em 5 mil Km que vocês devem fazer também, mais uma vez ratifico, é apenas uma dica e não uma obrigação!
Confrades, os dados e conhecimentos aqui mostrados, são de minha total propriedade, afinal, eu, graduando em Engenharia Automotiva(9º Semestre), após horas dedicas em estudos acerca do assunto, venho compartilhar com vocês algumas informações relevantes e interessantes.
A maioria das montadoras, recomendam suas trocas de óleo anuais ou a cada 10.000 Km, o que ocorrer primeiro. Ou somente em Uso Severo que essas trocas caem pela metade. Essa modalidade é recomendada porque garante a montadora que o índice de desgaste de cada parte interna do propulsor esteja em níveis aceitáveis, jamais, desejáveis. Quando alerto que a troca de óleo na metade da quilometragem recomendada no manual do fabricante traz benefícios, é porque com o lubrificante sendo trocado na metade do seu tempo de “vida útil” é garantido que o mesmo ainda tenha sua total capacidade de lubrificar, reduzir atrito, resfriar, dentre muitas outras propriedades. Num teste prático, basta olhar um óleo com 8.000 Km de uso e outro com apenas 5.000 Km de uso, ficará nítido a diferença, o lubrificante aos 8.000 Km de uso, tende a ter um cor escurecida, evidenciando a perda em 60% de sua capacidade. Ou seja, com a troca realizada na metade do período previsto, o lubrificante sempre manterá cerca de 80% de suas características, proporcionando ao propulsor uma correta lubrificação, níveis de atrito sempre reduzidos ao mínimo e resfriamento na medida ideal tendo como resultado o desgaste absurdamente mínimo do motor.
O Óleo Lubrificante é para o Trem de Força (Motor) como a Glucosamina (Lubrificante Natural) é para as nossas Articulações, ambos tem o papel de manter tudo lubrificado e funcionando em perfeito estado. O que é melhor para obter a longevidade? Se antecipar com cuidados ou somente quando for necessário?
Resumindo, a correta lubrificação do motor é fundamental para a saúde e durabilidade do mesmo. Simplificando, a tarefa do óleo é, com a viscosidade, evitar o atrito entre as peças móveis do motor, garantindo bom funcionamento, sem o aquecimento excessivo e sem desgastes no sistema mecânico. Sem testes alusivos, temos o caso de um Honda Civic 2006, onde o proprietário trocava o Óleo nos intervalos de 5 em 5 mil km, o resultado é que seu Honda Civic 2006 já encosta na barreira dos 1,2 Milhões de Km rodados sem necessitar de Retífica, é um valor impensável mas não impossível. Ou seja, esse cuidado que pode parecer excessivo na verdade nada mais é que o aumento exacerbado da durabilidade do motor do seu veículo.
Abraços!
Esclareço que, a intenção na criação deste Tópico foi unica e exclusivamente de trazer para vocês uma informação que acho válida, em momento algum tenho a intenção de obrigar a todos aqui a seguir o que foi proposto! Por favor, peço encarecidamente a compreensão de todos! Se ficou alguma dúvida, estou solicito a saná-las. Por favor, não é porque eu realizo as trocas de 5 em 5 mil Km que vocês devem fazer também, mais uma vez ratifico, é apenas uma dica e não uma obrigação!
Confrades, os dados e conhecimentos aqui mostrados, são de minha total propriedade, afinal, eu, graduando em Engenharia Automotiva(9º Semestre), após horas dedicas em estudos acerca do assunto, venho compartilhar com vocês algumas informações relevantes e interessantes.
A maioria das montadoras, recomendam suas trocas de óleo anuais ou a cada 10.000 Km, o que ocorrer primeiro. Ou somente em Uso Severo que essas trocas caem pela metade. Essa modalidade é recomendada porque garante a montadora que o índice de desgaste de cada parte interna do propulsor esteja em níveis aceitáveis, jamais, desejáveis. Quando alerto que a troca de óleo na metade da quilometragem recomendada no manual do fabricante traz benefícios, é porque com o lubrificante sendo trocado na metade do seu tempo de “vida útil” é garantido que o mesmo ainda tenha sua total capacidade de lubrificar, reduzir atrito, resfriar, dentre muitas outras propriedades. Num teste prático, basta olhar um óleo com 8.000 Km de uso e outro com apenas 5.000 Km de uso, ficará nítido a diferença, o lubrificante aos 8.000 Km de uso, tende a ter um cor escurecida, evidenciando a perda em 60% de sua capacidade. Ou seja, com a troca realizada na metade do período previsto, o lubrificante sempre manterá cerca de 80% de suas características, proporcionando ao propulsor uma correta lubrificação, níveis de atrito sempre reduzidos ao mínimo e resfriamento na medida ideal tendo como resultado o desgaste absurdamente mínimo do motor.
O Óleo Lubrificante é para o Trem de Força (Motor) como a Glucosamina (Lubrificante Natural) é para as nossas Articulações, ambos tem o papel de manter tudo lubrificado e funcionando em perfeito estado. O que é melhor para obter a longevidade? Se antecipar com cuidados ou somente quando for necessário?
Resumindo, a correta lubrificação do motor é fundamental para a saúde e durabilidade do mesmo. Simplificando, a tarefa do óleo é, com a viscosidade, evitar o atrito entre as peças móveis do motor, garantindo bom funcionamento, sem o aquecimento excessivo e sem desgastes no sistema mecânico. Sem testes alusivos, temos o caso de um Honda Civic 2006, onde o proprietário trocava o Óleo nos intervalos de 5 em 5 mil km, o resultado é que seu Honda Civic 2006 já encosta na barreira dos 1,2 Milhões de Km rodados sem necessitar de Retífica, é um valor impensável mas não impossível. Ou seja, esse cuidado que pode parecer excessivo na verdade nada mais é que o aumento exacerbado da durabilidade do motor do seu veículo.
Abraços!
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
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Data de inscrição : 10/12/2014
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marlonbenfica gosta desta mensagem
Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Muito bom Vinicius, essas palavras mostram o seu conhecimento técnico e seu conhecimento sobre o assunto, com certeza irá ajudar muita gente aqui no fórum.
Nunca entendi esse uso severo, será que alguém troca o óleo com menos de 5.000 Km acho muito difícil...
Nunca entendi esse uso severo, será que alguém troca o óleo com menos de 5.000 Km acho muito difícil...
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Estevan- Mensagens : 224
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Estevan escreveu:Muito bom Vinicius, essas palavras mostram o seu conhecimento técnico e seu conhecimento sobre o assunto, com certeza irá ajudar muita gente aqui no fórum.
Nunca entendi esse uso severo, será que alguém troca o óleo com menos de 5.000 Km acho muito difícil...
Estevan, vou numerar aqui alguns casos que são considerados como Uso Severo do veículo:
1) Constante uso do reboque ou em viagens com carga máxima;
2) Trânsito freqüente em estradas ou vias ruins, com alto índice de poeira ou sem pavimentação;
3) Em ciclos urbanos com paradas freqüentes. Em trajetos curtos (abaixo de 10 km diários) ou com motor funcionando em temperaturas abaixo do regime considerado ideal que é de aproximadamente 90ºC;
4) Trânsito freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta;
5) Prestação de serviços de Táxi, Auto Escola, Entregas, Especiais (Bombeiro, Ambulância, etc.) e/ou similares;
6) Situações com elevado índice de partículas suspensas (indústrias mineradoras, de cimento, siderúrgicas, marmorarias, salinas, etc.).
Vale destacar, que sofre bastante com o item 6 são os Mineiros, por transitarem constantemente em cidades que contém minério.
Abraços.
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
Pontos : 167
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Salvador - BA
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Então quer dizer que as empresas desenvolvem óleo que rodam acima de 5 mil a troco de que?Antes de homologar não fazem os devidos testes com o produto final e componentes utilizados??Entendo que trocar antes do período, é obvio que não chegara ao limite de viscosidade, porem se foi desenvolvido por um Engenheiro da área, juntamente com um Engenheiro QUÍMICO, creio que o produto se for de marca confiável no mercado vale a pena usar até o que o fabricante do produto e a montadora recomenda.Se formos levar tudo ao pé da letra, muita gente não tiraria nem o carro da garagem, pra nao ter desgaste, nao riscar, não sujar...enfim...
endsemprini- Mensagens : 23
Pontos : 23
Data de inscrição : 21/11/2014
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
É Vinicius eu sou um que devo trocar o oleo de 5 em 5 mil km pq sou taxista aki em Minas ainda. kkkk
Eu tenho uma dúvida sobre o câmbio CVT! Quantos Km roda sem dar problemas?
Claro q seguindo as recomendaçoes do manual, como troca do fluido, etc.
Obrigado
Eu tenho uma dúvida sobre o câmbio CVT! Quantos Km roda sem dar problemas?
Claro q seguindo as recomendaçoes do manual, como troca do fluido, etc.
Obrigado
Italo- Mensagens : 8
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Data de inscrição : 14/12/2014
Localização : Guanhaes - MG
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Prevenir, vale muito a pena!!!
paulochaves- Mensagens : 52
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Localização : Rio das Ostras - RJ
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Muito bem Vinicius,
É casos especificos mesmo que se aplicada a troca do uso severo.
Entendido, vou trocar a cada 15mil km #SOQUENAO hehehe
Valeu
É casos especificos mesmo que se aplicada a troca do uso severo.
Entendido, vou trocar a cada 15mil km #SOQUENAO hehehe
Valeu
ViniciusSOHC escreveu:Estevan escreveu:Muito bom Vinicius, essas palavras mostram o seu conhecimento técnico e seu conhecimento sobre o assunto, com certeza irá ajudar muita gente aqui no fórum.
Nunca entendi esse uso severo, será que alguém troca o óleo com menos de 5.000 Km acho muito difícil...
Estevan, vou numerar aqui alguns casos que são considerados como Uso Severo do veículo:
1) Constante uso do reboque ou em viagens com carga máxima;
2) Trânsito freqüente em estradas ou vias ruins, com alto índice de poeira ou sem pavimentação;
3) Em ciclos urbanos com paradas freqüentes. Em trajetos curtos (abaixo de 10 km diários) ou com motor funcionando em temperaturas abaixo do regime considerado ideal que é de aproximadamente 90ºC;
4) Trânsito freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta;
5) Prestação de serviços de Táxi, Auto Escola, Entregas, Especiais (Bombeiro, Ambulância, etc.) e/ou similares;
6) Situações com elevado índice de partículas suspensas (indústrias mineradoras, de cimento, siderúrgicas, marmorarias, salinas, etc.).
Vale destacar, que sofre bastante com o item 6 são os Mineiros, por transitarem constantemente em cidades que contém minério.
Abraços.
Estevan- Mensagens : 224
Pontos : 284
Data de inscrição : 25/11/2014
Localização : Tapera - RS
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Italo escreveu:É Vinicius eu sou um que devo trocar o oleo de 5 em 5 mil km pq sou taxista aki em Minas ainda. kkkk
Eu tenho uma dúvida sobre o câmbio CVT! Quantos Km roda sem dar problemas?
Claro q seguindo as recomendaçoes do manual, como troca do fluido, etc.
Obrigado
Italo,
Acredito que toda fabricante segue uma cartilha, troca de óleo do Câmbio a cada 80.000 Km, caso uso severo, o período cai pela metade. Sobre a durabilidade de Transmissões Automáticas, digamos que seja de prazo indeterminado, desde que seja bem utilizado e receba a manutenção devida.
Abraços.
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
Pontos : 167
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Salvador - BA
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
endsemprini escreveu:Então quer dizer que as empresas desenvolvem óleo que rodam acima de 5 mil a troco de que?Antes de homologar não fazem os devidos testes com o produto final e componentes utilizados??Entendo que trocar antes do período, é obvio que não chegara ao limite de viscosidade, porem se foi desenvolvido por um Engenheiro da área, juntamente com um Engenheiro QUÍMICO, creio que o produto se for de marca confiável no mercado vale a pena usar até o que o fabricante do produto e a montadora recomenda.Se formos levar tudo ao pé da letra, muita gente não tiraria nem o carro da garagem, pra nao ter desgaste, nao riscar, não sujar...enfim...
Boa Noite,
Eu acredito que houve um completo equivoco da sua parte, fiz questão de deixar bastante explicito no inicio do texto, que, o que foi escrito era de caráter informativo e não obrigatoriedade de seguimento. Em momento algum questiono o trabalho desse ou daquele profissional da área, apenas, escrevi sobre os ganhos em uma troca antecipada. Certo de seu entendimento, agradeço a sua participação no tópico.
Abraços.
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
Pontos : 167
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Salvador - BA
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
BLACKCITY escreveu:Prevenir, vale muito a pena!!!
Com certeza a prevenção é o melhor remédio. Não uso meu carro de modo severo, porém, sempre efetuo as trocas de óleo a cada 5.000 Km. Vejo apenas ganhos com isto.
Abraços.
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
Pontos : 167
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Salvador - BA
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Boa noite vinicius. Interesante sua sugestão e colocação. Minha duvida fica para o meu uso. Utilizo o carro 90% do tempo na estrada, como sou representante comercial meu dia a dia sao as viagens onde tenho uma media de 1500 km por semana. Neste caso trocaria o oleo mensalmente?
Obrigado
Obrigado
alexandrejl- Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 18/02/2015
Localização : Curitiba - PR
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Alexandre, seu caso é uso normal, melhor forma de usar o motor é na estrada, ele roda liso, sem precisar ficar acelerando e reduzindo toda hora. Seu caso acredito que o melhor mesmo seria 10 mil km, ou um pouco antes, uns 8 mil já seria o bastante, mas na condição que você usa nunca menos que isso, seu uso não é o severo. Óleo para trocar a cada 5 mil é que roda muito na cidade, no anda e para do dia-a-dia.
hebertlobo- Mensagens : 9
Pontos : 9
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Aracaju - SE
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
alexandrejl escreveu:Boa noite vinicius. Interesante sua sugestão e colocação. Minha duvida fica para o meu uso. Utilizo o carro 90% do tempo na estrada, como sou representante comercial meu dia a dia sao as viagens onde tenho uma media de 1500 km por semana. Neste caso trocaria o oleo mensalmente?
Obrigado
Alexandre, obrigado por dispor de algum tempo para ler o tópico. Vamos lá, como você mesmo disse, o que trouxe aqui para vocês é apenas uma sugestão. Mas, como você mesmo me disse, seu uso se trata apenas em rodovia, situação desejada a qualquer motor, logo, você pode sim postergar esse prazo com tranquilidade, chegando com total segurança aos 8.000 Km citados por nosso confrade Hebert.
Abraços, qualquer dúvida estou a disposição.
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
Pontos : 167
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Salvador - BA
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Boa tarde!!
Bem, o fato de diminuir o desgaste do motor é sim de maneira considerável, diminuir o tempo da troca de óleo consequentemente aumentando a vida do motor. O que o Vinicius diz tem o total nexo.
Porém como o Endsemprini diz também, de forma aceitável os engenheiro e químicos da honda calcularam o desgaste ate 10km. Se vc antecipa a troca para 8km ou 5km vc diminui o desgaste, então ai vc tem três tipos de intensidade de desgaste todas aceitáveis.
Com isso cabe você decidir o tempo de uso que ira ficar com o carro e seu bolso para a manutenção.
Bem, o fato de diminuir o desgaste do motor é sim de maneira considerável, diminuir o tempo da troca de óleo consequentemente aumentando a vida do motor. O que o Vinicius diz tem o total nexo.
Porém como o Endsemprini diz também, de forma aceitável os engenheiro e químicos da honda calcularam o desgaste ate 10km. Se vc antecipa a troca para 8km ou 5km vc diminui o desgaste, então ai vc tem três tipos de intensidade de desgaste todas aceitáveis.
Com isso cabe você decidir o tempo de uso que ira ficar com o carro e seu bolso para a manutenção.
paulovinicius- Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 11/01/2015
Localização : GOIÂNIA GOIAS
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
paulovinicius escreveu:Boa tarde!!
Bem, o fato de diminuir o desgaste do motor é sim de maneira considerável, diminuir o tempo da troca de óleo consequentemente aumentando a vida do motor. O que o Vinicius diz tem o total nexo.
Porém como o Endsemprini diz também, de forma aceitável os engenheiro e químicos da honda calcularam o desgaste ate 10km. Se vc antecipa a troca para 8km ou 5km vc diminui o desgaste, então ai vc tem três tipos de intensidade de desgaste todas aceitáveis.
Com isso cabe você decidir o tempo de uso que ira ficar com o carro e seu bolso para a manutenção.
Ótima opinião, como disse no início, a criação deste tópico é de caráter informativo. Como não acho oneroso a troca de óleo nesse período, faço no meu.
Abraços.
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
Pontos : 167
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Salvador - BA
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Então posso usar o oleo 10w30 , e trocar a cada 5.000 km ?
Alexandre Suares- Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 27/02/2015
Localização : Santo André / SP
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Pode, eu continuo usando o 10W30 mineral mas só troco com quase 10 mil km rodados! Vai de cada um isso.
hebertlobo- Mensagens : 9
Pontos : 9
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Aracaju - SE
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Creio q o receios e formas de lucros falam mais alto neste quesito. Não sei a taxa e as informações de medidas do cabeçote.
Mas assim, não entrarei no mérito de composição químicas de óleo, mineral, semi sintético e sintético. A Honda recomenda hoje em dia dois óleos, que são 10w30 que é mineral e tem agora o 0w20 sintético. Eu particularmente prefiro sempre óleo sintético. Mas pra mim o ideal seria algo 5w40 sintético. Óleo mineral pra mim é de no máximo 5mil km, semi sintético 7mil km e sintético 10mil km.
significa a viscosidade do óleo. Existe uma tabela SAE que determinou estes dados de produtos e subprodutos de petróleo.
10 = viscosidade mínima para não endurecer no frio
w = winter (inverno)
30 = viscosidade máxima para não ficar diluído demais em altas temperaturas.
Com isso o ideal para o Brasil Pais tropical seria 5w30 pra uso normal, mas se vc tem pé de chumbo, participa de track day e arrancada iria de 5w40 ou ate mesmo 0w40 sinteticos.
óleo mineral é nitidamente inferior. Bom pra carros de coleção.
Mas pra manter na garantia vá de 0w20 na CCS. E ate onde lembro, estudei e conversei na minha vida. Óleo sintetico com 5mil km eles tão visando ou lucros (q é o mais provável, tanto que eles te deixam à escolha), ou erro de medidas de peças, fazendo ter desgastes prematuros e até mesmo, formação de borras.
Outra coisa, dirigir modo vovozão fode mais o motor q estilo track day.
Pois todo motor precisa ter rotações altas as vezes... Pra evitar carbonização, bicos acumular sujeiras e até mesmo o carro ficar amarrado. Aos estilos vovozinhos, troquem realmente o óleo à 7mil km não precisa ser 5mil km. Ao louco, troque com 8mil km ou 9mil km. Ao normal 10mil km vai tranquilo. Isso se não passa 2 hrs por dia em engarrafamento...
Mas assim, não entrarei no mérito de composição químicas de óleo, mineral, semi sintético e sintético. A Honda recomenda hoje em dia dois óleos, que são 10w30 que é mineral e tem agora o 0w20 sintético. Eu particularmente prefiro sempre óleo sintético. Mas pra mim o ideal seria algo 5w40 sintético. Óleo mineral pra mim é de no máximo 5mil km, semi sintético 7mil km e sintético 10mil km.
significa a viscosidade do óleo. Existe uma tabela SAE que determinou estes dados de produtos e subprodutos de petróleo.
10 = viscosidade mínima para não endurecer no frio
w = winter (inverno)
30 = viscosidade máxima para não ficar diluído demais em altas temperaturas.
Com isso o ideal para o Brasil Pais tropical seria 5w30 pra uso normal, mas se vc tem pé de chumbo, participa de track day e arrancada iria de 5w40 ou ate mesmo 0w40 sinteticos.
óleo mineral é nitidamente inferior. Bom pra carros de coleção.
Mas pra manter na garantia vá de 0w20 na CCS. E ate onde lembro, estudei e conversei na minha vida. Óleo sintetico com 5mil km eles tão visando ou lucros (q é o mais provável, tanto que eles te deixam à escolha), ou erro de medidas de peças, fazendo ter desgastes prematuros e até mesmo, formação de borras.
Outra coisa, dirigir modo vovozão fode mais o motor q estilo track day.
Pois todo motor precisa ter rotações altas as vezes... Pra evitar carbonização, bicos acumular sujeiras e até mesmo o carro ficar amarrado. Aos estilos vovozinhos, troquem realmente o óleo à 7mil km não precisa ser 5mil km. Ao louco, troque com 8mil km ou 9mil km. Ao normal 10mil km vai tranquilo. Isso se não passa 2 hrs por dia em engarrafamento...
Heitor Terças- Mensagens : 303
Pontos : 335
Data de inscrição : 01/04/2015
Localização : Rio Branco - AC
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Estou atrás de um artigo americano que a FIA escreveu sobre exigências de alguns carros e suas modalidades...
Por enquanto mando esse normal.
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Por enquanto mando esse normal.
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Heitor Terças- Mensagens : 303
Pontos : 335
Data de inscrição : 01/04/2015
Localização : Rio Branco - AC
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Pessoal, mais uma vez ratifico, o conteúdo apresentado por mim aqui, teve total direcionamento como conteúdo informacional e não uma obrigatoriedade.
Abraços.
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ViniciusSOHC- Mensagens : 147
Pontos : 167
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Salvador - BA
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
Opa Vini, muito interessante isso do tópico e aproveito para tirar uma dúvida de leigo... no caso apenas olhando para o óleo poderíamos antecipar ou prolongar a troca do mesmo? O pouco que entendi quando o óleo perde sua característica principal ele tende a ficar mais escuro... como um sinal mesmo que precisa ser trocado. Não sei se fui muito claro, mas... legal o tópico =)
Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
gsilva.sferra escreveu:Opa Vini, muito interessante isso do tópico e aproveito para tirar uma dúvida de leigo... no caso apenas olhando para o óleo poderíamos antecipar ou prolongar a troca do mesmo? O pouco que entendi quando o óleo perde sua característica principal ele tende a ficar mais escuro... como um sinal mesmo que precisa ser trocado. Não sei se fui muito claro, mas... legal o tópico =)
Seu argumento é sim valido, isto porque, o óleo com coloração escurecida evidencia a perca de algumas de suas propriedades, isto porque, sua função também é a de limpeza e com o tempo ele fica saturado de impurezas (Limalha, que nada mais são do que partículas de metal produzidas pela fricção). Temos como exemplo o óleo da transmissão, enquanto ele estiver com coloração avermelhada, é sinal de bom estado, quando ele começa a adquirir uma coloração escura mais puxada para o preto, é sinal de saturação e chegou o momento da troca. Qualquer dúvida estou a disposição, se ainda tiver dúvidas, pergunte!
Abraços.
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
Pontos : 167
Data de inscrição : 10/12/2014
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Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
ViniciusSOHC escreveu:gsilva.sferra escreveu:Opa Vini, muito interessante isso do tópico e aproveito para tirar uma dúvida de leigo... no caso apenas olhando para o óleo poderíamos antecipar ou prolongar a troca do mesmo? O pouco que entendi quando o óleo perde sua característica principal ele tende a ficar mais escuro... como um sinal mesmo que precisa ser trocado. Não sei se fui muito claro, mas... legal o tópico =)
Seu argumento é sim valido, isto porque, o óleo com coloração escurecida evidencia a perca de algumas de suas propriedades, isto porque, sua função também é a de limpeza e com o tempo ele fica saturado de impurezas (Limalha, que nada mais são do que partículas de metal produzidas pela fricção). Temos como exemplo o óleo da transmissão, enquanto ele estiver com coloração avermelhada, é sinal de bom estado, quando ele começa a adquirir uma coloração escura mais puxada para o preto, é sinal de saturação e chegou o momento da troca. Qualquer dúvida estou a disposição, se ainda tiver dúvidas, pergunte!
Abraços.
Esclarecido... rsrs... no caso todos os amigos ai de honda city e qualquer carro na verdade poderiam sempre acompanhar então e checar a vareta de oleo do motor, a restrição de ser 5 - 8 - 12 mil km neste caso é muito relativa, vai variar a qualidade do oleo colocado X o tempo dele dentro do motor X viscosidade X sua cor...
Re: Troca de Óleo a cada 5.000 Km
gsilva.sferra escreveu:ViniciusSOHC escreveu:gsilva.sferra escreveu:Opa Vini, muito interessante isso do tópico e aproveito para tirar uma dúvida de leigo... no caso apenas olhando para o óleo poderíamos antecipar ou prolongar a troca do mesmo? O pouco que entendi quando o óleo perde sua característica principal ele tende a ficar mais escuro... como um sinal mesmo que precisa ser trocado. Não sei se fui muito claro, mas... legal o tópico =)
Seu argumento é sim valido, isto porque, o óleo com coloração escurecida evidencia a perca de algumas de suas propriedades, isto porque, sua função também é a de limpeza e com o tempo ele fica saturado de impurezas (Limalha, que nada mais são do que partículas de metal produzidas pela fricção). Temos como exemplo o óleo da transmissão, enquanto ele estiver com coloração avermelhada, é sinal de bom estado, quando ele começa a adquirir uma coloração escura mais puxada para o preto, é sinal de saturação e chegou o momento da troca. Qualquer dúvida estou a disposição, se ainda tiver dúvidas, pergunte!
Abraços.
Esclarecido... rsrs... no caso todos os amigos ai de honda city e qualquer carro na verdade poderiam sempre acompanhar então e checar a vareta de oleo do motor, a restrição de ser 5 - 8 - 12 mil km neste caso é muito relativa, vai variar a qualidade do oleo colocado X o tempo dele dentro do motor X viscosidade X sua cor...
Perfeitamente!
Abraços.
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
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Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Mec.
Troca de óleo a cada 5000 km.
ViniciusSOHC escreveu:ATENÇÃO!
Muito bem Vinicius, legal teu esclarecimento,melhor prevenir que remediar.
Esclareço que, a intenção na criação deste Tópico foi unica e exclusivamente de trazer para vocês uma informação que acho válida, em momento algum tenho a intenção de obrigar a todos aqui a seguir o que foi proposto! Por favor, peço encarecidamente a compreensão de todos! Se ficou alguma dúvida, estou solicito a saná-las. Por favor, não é porque eu realizo as trocas de 5 em 5 mil Km que vocês devem fazer também, mais uma vez ratifico, é apenas uma dica e não uma obrigação!
Confrades, os dados e conhecimentos aqui mostrados, são de minha total propriedade, afinal, eu, graduando em Engenharia Automotiva(9º Semestre), após horas dedicas em estudos acerca do assunto, venho compartilhar com vocês algumas informações relevantes e interessantes.
A maioria das montadoras, recomendam suas trocas de óleo anuais ou a cada 10.000 Km, o que ocorrer primeiro. Ou somente em Uso Severo que essas trocas caem pela metade. Essa modalidade é recomendada porque garante a montadora que o índice de desgaste de cada parte interna do propulsor esteja em níveis aceitáveis, jamais, desejáveis. Quando alerto que a troca de óleo na metade da quilometragem recomendada no manual do fabricante traz benefícios, é porque com o lubrificante sendo trocado na metade do seu tempo de “vida útil” é garantido que o mesmo ainda tenha sua total capacidade de lubrificar, reduzir atrito, resfriar, dentre muitas outras propriedades. Num teste prático, basta olhar um óleo com 8.000 Km de uso e outro com apenas 5.000 Km de uso, ficará nítido a diferença, o lubrificante aos 8.000 Km de uso, tende a ter um cor escurecida, evidenciando a perda em 60% de sua capacidade. Ou seja, com a troca realizada na metade do período previsto, o lubrificante sempre manterá cerca de 80% de suas características, proporcionando ao propulsor uma correta lubrificação, níveis de atrito sempre reduzidos ao mínimo e resfriamento na medida ideal tendo como resultado o desgaste absurdamente mínimo do motor.
O Óleo Lubrificante é para o Trem de Força (Motor) como a Glucosamina (Lubrificante Natural) é para as nossas Articulações, ambos tem o papel de manter tudo lubrificado e funcionando em perfeito estado. O que é melhor para obter a longevidade? Se antecipar com cuidados ou somente quando for necessário?
Resumindo, a correta lubrificação do motor é fundamental para a saúde e durabilidade do mesmo. Simplificando, a tarefa do óleo é, com a viscosidade, evitar o atrito entre as peças móveis do motor, garantindo bom funcionamento, sem o aquecimento excessivo e sem desgastes no sistema mecânico. Sem testes alusivos, temos o caso de um Honda Civic 2006, onde o proprietário trocava o Óleo nos intervalos de 5 em 5 mil km, o resultado é que seu Honda Civic 2006 já encosta na barreira dos 1,2 Milhões de Km rodados sem necessitar de Retífica, é um valor impensável mas não impossível. Ou seja, esse cuidado que pode parecer excessivo na verdade nada mais é que o aumento exacerbado da durabilidade do motor do seu veículo.
Abraços!
J M Nascimento- Mensagens : 3
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Localização : Vila dos Cabanos-Pa
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EXL 1.5 Flex 16V 4p Aut.
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