CITY CLUB BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

13/14 AT LX - City Black Light

+4
Lfraga88
|Danilo|
Albino Tibola Junior
fremac
8 participantes

Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por fremac Ter Jun 28, 2016 8:45 pm

Peguei o carro semi novo com apenas 8500km rodados de uma pessoa confiável. Estava cheirando a novo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tive que inaugurar o brinqueda pegando 500km de estrada. Chegando, o primeiro passo foi fazer um alinhamento.

Ai começa sua história...

Tinha acabado de pegar o carro e procurei um lugar arrumado pra fazer o melhor alinhamento e balanceamento que conhecia. Achei no estacionamento do ferreira costa este local:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com um tal de alinhamento 3D:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Custo: R$ 105,00 dilmas

Resultado: Não gostei. O carro ficou puxando levemente para esquerda mesmo após voltar duas vezes na mesma hora.

Conselho: Faça o alinhamento e balanceamento na concessionária durante as revisões, pois os valores não são tão mais caros e dá uma segurança maior. Eu acabei fazendo a segunda revisão uma semana depois e alinhei o carro novamente na concessionária. Só assim ficou normal.

Então começaram os projetos...

Estava agoniado com os vidros sem fumê... O City, que ainda não era o black, tava precisando pegar uma corzinha... Levei pra colocar insulfilme.

Olha o branquelo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Coloquei G5 (com proteção anti-furto) em volta dele e G20 na frente. Ficou completamente preto. Tive um pouco de dificuldade para estacionar no primeiro dia Surprised .

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora sim virou o City Black Razz !!!

Custo: R$ 400,00 dilmas

Resultado: Gostei bastante. Porém o vidro dianteiro ficou com algumas pequenos pontos de sugeira (minusculas bolhas que estão me encomodando). Acho que foi um pouco caro pro resultado com algumas pequenas bolhas. Acredito que poderia ter conseguido um serviço melhor por um preço inferior.

Conselho: Caso queria colocar películas muito escuras na lateral, sempre coloque na frente também, pois se os vidros tiverem tonalidades muito diferentes o olho demora alguns segundos para adequar a visão quando olhamos para os lados. Também acaba comprometendo a visão panorâmica. Sei que olhando por este ponto talvez o mais coerente seja colocar películas menos escuras, porém aqui em Salvador a película além de estética é fundamental para a segurança no transito.

O próximo projeto, que colocarei, é a troca das luzes internas e externas dele. Já coloquei lampadas Led e Super Led. Assim que possível colocarei experiências, custos e as fotos dele virando o City Black Light.

fremac

Mensagens : 8
Pontos : 12
Data de inscrição : 18/04/2016
Localização : SALVADOR - BA
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por fremac Qui Jul 07, 2016 7:11 am

Atualizando...

Comprei um kit de lâmpadas led para interior e farolete no mercado livre.

Segue link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Foto dos produtos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Começado as trocas pelas lampadas internas.

Segue antes as três lampadas acesas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Realizando a substituição.
Basta remover a parte de plástico com cuidado. Não utilize nada que possa arranhar ou deformar o difusor de plastico. O manual do carro aconselha utilizar um tecido envolvendo uma ferramenta para não causar danos. Se não me engano existe um tópico aqui exclusivo sobre a troca das lâmpadas internas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Diferença entre as lâmpadas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Parte da frente pronta:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Parte de traz:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Completo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Diferença absurda entre o do antes e depois:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Seguindo para a iluminação da placa traseira. Basta retirar o suporte facilmente pelos buracos ao lado. Não tente puxar diretamente o suporte pois pode danificá-lo quebrando a presilha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para trocar o farolete (pingo t-10) para girá-lo no sentido anti-horário. Nesta caso não precisa nem desconectar o fio antes pois o suporte aumenta levemente o torque e facilita a retirada. Caso nunca tenha trocado as lâmpadas é normal ficar levemente duro para tirar, mas basta ter cuidado que não terão problemas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Antes:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Resultado:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Antes e depois:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Diferença estupida também. Acabei retirando a segunda foto pela manhã, mas mesmo assim da pra perceber como ficou muito boa a iluminação do farolete.

Custo: R$ 95,00

Resultado: Muito fod... Ficou muito melhor do que eu esperava. Ficou uma combinação em que é simplesmente impossível enxergar algo dentro do carro por fora, porém agora quando as luzes estão acesas o vidro fica completamente transparente. Não terei problema com Blitz por exemplo.
Sem falar que ficou lindo o menino! Very Happy  Very Happy

Conselho: Verifique todos os soquetes antes de comprar o kit. No kit que comprei está bem claro que as lâmpadas são para o modelo 2014, porém a lâmpada de ré não veio correta. A correta para o City 2014 é a T20 (pingão). Estou negociando com o vendedor, porém já estou quase comprando uma nova.

Para o próximo post vem as lâmpadas mesmo. Pesquisei e comprei o que melhor achei no mercado (infelizmente as mais caras Sad ) Mas o resultado ficou excelente... Logo logo separo um tempo e posto sobre a instalação das novas lampadas Super-LED no milha e farol. Seguem fotos do brinquedo que irei postar:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

fremac

Mensagens : 8
Pontos : 12
Data de inscrição : 18/04/2016
Localização : SALVADOR - BA
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por fremac Sáb Jul 09, 2016 10:24 am

Instalação das lâmpada dos faróis agora.

Pesquisei sobre as lampada e cheguei a conclusão que os mlhores beneficios vinha das lampadas super led. Site interessante e resumido:(http://www.blog.connectparts.com.br/xenon-super-branca-ou-led-qual-e-melhor-e-como-escolher/?cbg_tz=180)

Em resumo, se tem vantagem nos seguintes itens:

      .Consumo de energia até 74% menor;
     .Vida útil até 5 vezes maior que xenons e super brancas;
     .Pode ser encontrada em diversas tonalidades;
     .Não esquentam durante o uso;
     .Uso permitido por lei (produtos com selo do INMETRO);
     .Processo de Instalação Simplificado: Não modifica o sistema elétrico ou o farol para sua instalação/utilização.


e únicas desvantagens são:

     .Maior investimento necessário;
     .Por ser tecnologia recente no Brasil: Apresenta dificuldade em encontrar todos os encaixes e reposição no mercado


Mas vamos lá. Mesmo dentro do mundo das Super LED há diferença entre as lâmpadas. A especificação que julguei mais importante foi a quantidade de Lumens. Ela mede a quantidade de luz emitida  ("Lúmen é uma quantidade de medida relacionada à óptica, a qual quando relacionada a projetores serve para definir o quão boa uma imagem projetada será e o quanto o ambiente deverá ser escurecido para garantir boa visibilidade")

O modelo que encontrei mair quantidade de lumens foi o Shocklight 3d contendo 3600lm. Para modo de comparação, a própria fabricante tem modelos com 2200Lm mais fáceis de encontrar e mais baratos.

A temperatura de cor é de 6000k (super branco). Isto é quase o limite do branco, mas que isso caminharia para o azulado.

Realizei uma pesquisa e resolvi comprar na internet para eu mesmo instalar. Local mais barato que encontrei foi no extra. Seguem links:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Segue foto das lampadas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A instalação não é tão rápida, porém não tem nada de difícil. Único problema mesmo é a borracha de vedação do farol. Entendam...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O dissipador da lâmpada deve ficar atras da borracha. Logo deve-se desmontar a lâmpada e fazer um pequeno corte na borracha.
Após a instalação o dissipador fica tão apertado que não há problema de vedação. Segue foto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora fotos após a instalação das lâmpadas no farol baixo e alto (lampadas H4):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Comparando a Super Led com lâmpadas comuns em um focus:

   Farol baixo:

   [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

       Visão do motorista:

       [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

   Farol alto:

   [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

       Visão do motorista:

       [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Só a lâmpada comum do focus.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Da pra perceber como a Super Led engole a iluminação comum...

Partindo para os faróis de neblina (H11). Deve ser retirada proteção de plastico embaixo do carro. O acesso é horrível. Porém depois de machucar um pouco a mão foi possível retirar as lâmpadas originais e colocar o super LED. Segue o resultado:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Todas as lâmpadas acesas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Somente o farolete e o farol de neblina:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora veja a iluminação completa. Ta parecendo estar de dia quando os faróis ficam no máximo!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Custo: R$ 475,00 (Lâmpadas + frete).

Resultdo: Realmente muito bom! Excelente! Agrada tanto na estética quanto na utilização. Espero que a vida útil delas seja como falam nas propagandas de lâmpadas LED. Poderia ser melhor se existissem mais opções de temperatura de cor para esta lâmpada. Eu particularmente talvez pensasse em 8000K, porém 6000k ficou combinando com os faroletes.

Conselho: A instalação é muito chata e acabei até machucando um pouco a mão. Caso não esteja disposto a ter trabalho seria um investimento justo comprar as lâmpadas em um local qe já instale. Aqui encontrei tudo com instalação por R$ 600,00. Deixaria de economizar R$ 125,00 com facilidade de troca. Acho o valor justo pela instalação, facilidade de testes e garantia. Fica a critério do usuário...

Próximo iten vai ter uma instalação mais simples. É apenas um detalhe pra dar um charme no Black Light!

"Andou na prancha, cuidado tubarão vai te pegar..." geek  geek  geek

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

fremac

Mensagens : 8
Pontos : 12
Data de inscrição : 18/04/2016
Localização : SALVADOR - BA
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por Albino Tibola Junior Sáb Jul 09, 2016 4:17 pm

Amigo e pra trocar a lampada do milha, teve que tirar a roda?
Albino Tibola Junior
Albino Tibola Junior

Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 21/06/2016
Localização : curitiba - PR
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por |Danilo| Sáb Jul 09, 2016 11:07 pm

Ficou show colega.

Tu colocou super LED nos milhas e no farol correto?
Vi que essa lampada não é a LED cree, como ficou a iluminação na estrada, ficou melhor do que com a lampada original?

Você conseguiu trocar a dos milhas sem desmontar o parachoque?
|Danilo|
|Danilo|

Mensagens : 363
Pontos : 400
Data de inscrição : 20/09/2015
Localização : Piracicaba-SP
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por fremac Seg Jul 11, 2016 11:22 pm

Albino Tibola Junior escreveu:Amigo e pra trocar a lampada do milha, teve que tirar a roda?

Não.

O manual indica retirar a tampa de plastico embaixo do carro como na figura:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Na verdade o parafuso mais importante de ser tirado é esse aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de retirar basta puxar o plastico para baixo. Como falei antes, o acesso é um pouco ruim, porém nada que uma espremida de mão não resolva! Very Happy

fremac

Mensagens : 8
Pontos : 12
Data de inscrição : 18/04/2016
Localização : SALVADOR - BA
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por fremac Seg Jul 11, 2016 11:33 pm

|Danilo| escreveu:Ficou show colega.

Tu colocou super LED nos milhas e no farol correto?
Vi que essa lampada não é a LED cree, como ficou a iluminação na estrada, ficou melhor do que com a lampada original?

Você conseguiu trocar a dos milhas sem desmontar o parachoque?

Correto. Coloquei Super LED nos dois. Fiquei com a impressão que o milha ficou até mais forte que o farol baixo (só que direcionado para baixo)!

Fiquei com a impressão que a luz branca é mais difusa que a amarelada (espalha mais), porém como o Super LEd é muito mais forte está iluminando muito bem tanto na estrada quanto na cidade. Em relação a original não da nem pra comparar (veja a foto comparando com o farol do focus) ilumina muito mais.

Não é preciso retirar o parachoque. Só remover o plastico embaixo do carro (coloquei imagens no comentário acima)

fremac

Mensagens : 8
Pontos : 12
Data de inscrição : 18/04/2016
Localização : SALVADOR - BA
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por Albino Tibola Junior Qua Jul 13, 2016 9:48 am

fremac escreveu:
Albino Tibola Junior escreveu:Amigo e pra trocar a lampada do milha, teve que tirar a roda?

Não.

O manual indica retirar a tampa de plastico embaixo do carro como na figura:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Na verdade o parafuso mais importante de ser tirado é esse aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de retirar basta puxar o plastico para baixo. Como falei antes, o acesso é um pouco ruim, porém nada que uma espremida de mão não resolva! Very Happy
Obrigado pela ajuda, tava sofrendo pra descobrir como tirar pq uma das minhas lampadas acabou caindo...


ja colocou a antena? seu carro ta show.
Albino Tibola Junior
Albino Tibola Junior

Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 21/06/2016
Localização : curitiba - PR
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por Lfraga88 Qua Jul 13, 2016 10:48 am

Cara, parabéns pela aquisição!! O carro está lindo!!
Eu estou com um City EX AT 12/13 que peguei de uma senhora aqui de NIterói-RJ onde resido. O carro estava com 19000km . Fiquei meio com receio de comprar essas lampadas super led para os faróis baixo/alto e neblina e acabei comprando 2 kits xenon para o carro... bi-xenon H4-3 6000k para o faról e H11 4300k para a milha. Assim que eu tiver a instalação completa eu mando aqui... mas ja estou preferindo os superleds que colocou pela qualidade e praticidade...

Abraços.
Lfraga88
Lfraga88

Mensagens : 22
Pontos : 28
Data de inscrição : 13/07/2016
Localização : Niterói - RJ
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por fremac Qui Jul 14, 2016 9:45 pm

Lfraga88 escreveu:Cara, parabéns pela aquisição!! O carro está lindo!!
Eu estou com um City EX AT 12/13 que peguei de uma senhora aqui de NIterói-RJ onde resido. O carro estava com 19000km . Fiquei meio com receio de comprar essas lampadas super led para os faróis baixo/alto e neblina e acabei comprando 2 kits xenon para o carro... bi-xenon H4-3 6000k para o faról e H11 4300k para a milha. Assim que eu tiver a instalação completa eu mando aqui... mas ja estou preferindo os superleds que colocou pela qualidade e praticidade...

Abraços.

Valeu!

Fiquei com muita dúvida na hora de comprar as lampadas. Tava muito curioso pra ver o resultado com as lampadas xenon.

Posta o resultado das lâmpadas pra matar a curiosidade!! Very Happy

fremac

Mensagens : 8
Pontos : 12
Data de inscrição : 18/04/2016
Localização : SALVADOR - BA
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por Lfraga88 Sex Jul 15, 2016 11:47 am

fremac escreveu:
Lfraga88 escreveu:Cara, parabéns pela aquisição!! O carro está lindo!!
Eu estou com um City EX AT 12/13 que peguei de uma senhora aqui de NIterói-RJ onde resido. O carro estava com 19000km . Fiquei meio com receio de comprar essas lampadas super led para os faróis baixo/alto e neblina e acabei comprando 2 kits xenon para o carro... bi-xenon H4-3 6000k para o faról e H11 4300k para a milha. Assim que eu tiver a instalação completa eu mando aqui... mas ja estou preferindo os superleds que colocou pela qualidade e praticidade...

Abraços.

Valeu!

Fiquei com muita dúvida na hora de comprar as lampadas. Tava muito curioso pra ver o resultado com as lampadas xenon.

Posta o resultado das lâmpadas pra matar a curiosidade!! Very Happy


Pode deixar que assim que chegar eu tiro novas fotos e posto... da uma olhada na minha garagem [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - Vou postar la para não confundir os tópicos.

Acredito que o xenon da milha deve chegar na quarta feira que vem (20.07) e to esperando uma lampada do xenon do farol chegar pq uma veio queimada.

abraços
Lfraga88
Lfraga88

Mensagens : 22
Pontos : 28
Data de inscrição : 13/07/2016
Localização : Niterói - RJ
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por lgmbortone Sex Set 02, 2016 10:34 am

E quanto a lampada, ela realmente esquenta menos? E sabe se esse modelo serveria para o City 2016?

lgmbortone

Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Contagem - MG
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por fremac Qua Set 14, 2016 8:52 pm

lgmbortone escreveu:E quanto a lampada, ela realmente esquenta menos? E sabe se esse modelo serveria para o City 2016?

Na verdade o dissipador fica sempre externo ao bulbo farol. Isso faz com que o calor seja dissipado, praticamente todo, para fora.

Com certeza tem o modelo para o 16, basta descobrir o Socket da lampada. Fica só esperto para ver se vai encaixar certinho por conta do tamanho do dissipador.

fremac

Mensagens : 8
Pontos : 12
Data de inscrição : 18/04/2016
Localização : SALVADOR - BA
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por celovivas Seg Set 19, 2016 7:40 pm

Os faróis ficaram show de bola mesmo!!!
E quanto ao vidro, realmente, salvador está complicado...
Vou escurecer o meu assim que possível, mas não tanto assim Very Happy

celovivas

Mensagens : 3
Pontos : 7
Data de inscrição : 19/09/2016
Localização : Salvador - Bahia
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por Mattheus Cristiano Seg Out 03, 2016 1:37 pm

As luz da lâmpada cega quem vai em direção contrária como aqueles xenons? Ou não?
Mattheus Cristiano
Mattheus Cristiano

Mensagens : 7
Pontos : 7
Data de inscrição : 25/06/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por CassianoSFC Ter Set 26, 2017 12:09 pm

Essa super LED ainda está funcionando? Vi alguns relatos que ela queima fácil, como está a sua?
CassianoSFC
CassianoSFC

Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 12/09/2017
Localização : Cuiabá - MT
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Mec.

Ir para o topo Ir para baixo

13/14 AT LX - City Black Light Empty Re: 13/14 AT LX - City Black Light

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos