Regulagem de Válvulas, por quê?
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Regulagem de Válvulas, por quê?
O que diz a Honda:
"As válvulas atuam para admitir ar e combustível para dentro do motor e atuam para expelir os gases da combustão pelo escapamento do motor. As válvulas devem abrir e fechar em intervalos especificados para o funcionamento adequado do motor. Há uma 'folga' entre a extremidade das válvulas e os balancins que as acionam. Se essa folga for muito grande poderão resultar ruídos anormais, desgaste e desempenho insatisfatório do motor. Uma folga muito pequena pode resultar em problemas de funcionamento do motor ou danos no conjunto das válvulas. Ajustes periódicos podem ser necessários, dependendo do projeto do motor, das necessidades de manutenção, ruído anormal ou problemas na dirigibilidade."
Em alguns carros, essa necessidade de regulagem não existe, já que utilizam tuchos hidráulicos. A regulagem dos tuchos hidráulicos é feita com a pressão do óleo. Nos carros com tuchos mecânico no caso dos motores Honda, a calibragem/regulagem das válvulas necessita de um procedimento manual e deve ser feita a cada 40 mil quilômetros. Isto porque com o uso ocorre um desgaste normal, o vai-vêm do trabalho das válvulas acaba por provocar o desgaste das pastilhas, sustentadas por molas que permitem esse movimento. A calibragem/regulagem compensa a fadiga das molas. Se a correção não for feita, a válvula não vai vedar no momento da queima do combustível, o que provocaria consumo elevado, carbonização precoce e falhas no motor. A regulagem das válvulas é simples e demora cerca de uma hora, em média. O serviço deve ser feito com muito profissionalismo, pois é necessário ter noção de metrologia e tomar os devidos cuidados. É recomendado que a calibragem/regulagem seja realizada com o veículo frio, pois dessa maneira, com as válvulas em repouso, não haverá dilatação e conseqüente mascaramento da regulagem. Quando o proprietário não faz as regulagens e não cuida da lubrificação do motor, o conjunto (pastilhas, mola e prato) acabam apresentando desgaste excessivo, sendo necessário fazer a troca do tucho, o que sai muito mais oneroso.
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"As válvulas atuam para admitir ar e combustível para dentro do motor e atuam para expelir os gases da combustão pelo escapamento do motor. As válvulas devem abrir e fechar em intervalos especificados para o funcionamento adequado do motor. Há uma 'folga' entre a extremidade das válvulas e os balancins que as acionam. Se essa folga for muito grande poderão resultar ruídos anormais, desgaste e desempenho insatisfatório do motor. Uma folga muito pequena pode resultar em problemas de funcionamento do motor ou danos no conjunto das válvulas. Ajustes periódicos podem ser necessários, dependendo do projeto do motor, das necessidades de manutenção, ruído anormal ou problemas na dirigibilidade."
Em alguns carros, essa necessidade de regulagem não existe, já que utilizam tuchos hidráulicos. A regulagem dos tuchos hidráulicos é feita com a pressão do óleo. Nos carros com tuchos mecânico no caso dos motores Honda, a calibragem/regulagem das válvulas necessita de um procedimento manual e deve ser feita a cada 40 mil quilômetros. Isto porque com o uso ocorre um desgaste normal, o vai-vêm do trabalho das válvulas acaba por provocar o desgaste das pastilhas, sustentadas por molas que permitem esse movimento. A calibragem/regulagem compensa a fadiga das molas. Se a correção não for feita, a válvula não vai vedar no momento da queima do combustível, o que provocaria consumo elevado, carbonização precoce e falhas no motor. A regulagem das válvulas é simples e demora cerca de uma hora, em média. O serviço deve ser feito com muito profissionalismo, pois é necessário ter noção de metrologia e tomar os devidos cuidados. É recomendado que a calibragem/regulagem seja realizada com o veículo frio, pois dessa maneira, com as válvulas em repouso, não haverá dilatação e conseqüente mascaramento da regulagem. Quando o proprietário não faz as regulagens e não cuida da lubrificação do motor, o conjunto (pastilhas, mola e prato) acabam apresentando desgaste excessivo, sendo necessário fazer a troca do tucho, o que sai muito mais oneroso.
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ViniciusSOHC- Mensagens : 147
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Data de inscrição : 10/12/2014
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Re: Regulagem de Válvulas, por quê?
muito bom, chegando na revisão dos 80!!
paulochaves- Mensagens : 52
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Localização : Rio das Ostras - RJ
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Re: Regulagem de Válvulas, por quê?
BLACKCITY escreveu:muito bom, chegando na revisão dos 80!!
Na revisão dos 4 anos ou 40 mil km, após realizada a Regulagem de Válvulas, notei uma melhora significativa no consumo, motor voltou a girar liso e o desempenho melhorou bastante.
Abraços.
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
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Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Salvador - BA
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Re: Regulagem de Válvulas, por quê?
Eu acabei de comprar meu carro ele tá com 98.000, não sei se a dona fez a regulagem e tbm não sei quem faz a mesma? Corro algum risco?
A. neto- Mensagens : 4
Pontos : 4
Data de inscrição : 21/04/2015
Localização : Feira de Santana - Ba
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Re: Regulagem de Válvulas, por quê?
A. neto escreveu:Eu acabei de comprar meu carro ele tá com 98.000, não sei se a dona fez a regulagem e tbm não sei quem faz a mesma? Corro algum risco?
Ela fez as revisoes na concessionaria ? Se sim o serviço foi feito.
Eric Sakita- Mensagens : 21
Pontos : 27
Data de inscrição : 12/04/2015
Localização : Brasília - DF
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Re: Regulagem de Válvulas, por quê?
A. neto escreveu:Eu acabei de comprar meu carro ele tá com 98.000, não sei se a dona fez a regulagem e tbm não sei quem faz a mesma? Corro algum risco?
Veja no manual como o colega falou, se fez de 80 k na Honda o correto é ter regulado.
paulochaves- Mensagens : 52
Pontos : 60
Data de inscrição : 09/12/2014
Localização : Rio das Ostras - RJ
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Re: Regulagem de Válvulas, por quê?
Galera, acabei de comprar um City EXL Aut. 2015 e 3 mecânicos já me recomendaram a fazer a regulagem das válvulas somente com 80 mil de km, disseram que antes disso é besteira fazer, não precisa, etc... contrariando o que diz no manual que o correto é fazer com 40 mil de km. Sei que a recomendação é sempre seguir estritamente o que o fabricante diz, porém, queria saber que tipo de problemas isso pode me trazer, caso alguém faça com 80 mil. Obrigado.
felipeborela- Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 08/05/2019
Localização : Araraquara - SP
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EXL 1.5 Flex 16V 4p Aut.
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