A Importância do Filtro de Ar do Motor
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A Importância do Filtro de Ar do Motor
Um motor normal utiliza cerca de 3500 litros de ar por minuto, mas todo esse fluxo de ar precisa ser filtrado, pois as partículas de poeiras e outros detritos suspensos no ar reduziriam drasticamente a vida útil do motor. Prejudicando componentes como válvulas, pistões e cilindros, por exemplo. Sem falar no acumulo de sujeira no sistema de injeção.
Esquecer de trocar o filtro é um falta para “cartão vermelho”, você tem ideia de como ele pode prejudicar o seu motor? Um filtro totalmente impregnado de sujeira vai começar a dificultar a passagem de ar para o coletor de admissão, gera perda de desempenho, aumento no consumo de combustível e em casos extremos o motor consome o óleo lubrificante através do Blow-By (Suspiro do óleo.). Vale lembra também, que essa sujeira poderá riscar as camisas do cilindro, e aí, a brincadeira ficará bem dispendiosa com uma retífica precoce.
Não tire o filtro de ar em busca de mais potência, seu ganho não vai chegar a 5%, e na maioria dos casos você vai é perder desempenho pois a injeção vai receber um fluxo de ar diferente do que ela está “acostumada” e programada. Imagine toda aquela poeira entrando na maior facilidade no seu motor, já disse acima o quanto é prejudicial. Atente ao prazo de troca do filtro de ar, o manual do proprietário de seu veículo indica os períodos de troca (geralmente cerca 15.000 km a 30.000 km, dependendo da montadora). Lembre–se também que rodar em estradas de terra ou em locais de muita poeira diminui sua vida útil.
Filtro de Ar do Motor com apenas 5.000 Km de uso a esquerda e um novo a direita:
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Esquecer de trocar o filtro é um falta para “cartão vermelho”, você tem ideia de como ele pode prejudicar o seu motor? Um filtro totalmente impregnado de sujeira vai começar a dificultar a passagem de ar para o coletor de admissão, gera perda de desempenho, aumento no consumo de combustível e em casos extremos o motor consome o óleo lubrificante através do Blow-By (Suspiro do óleo.). Vale lembra também, que essa sujeira poderá riscar as camisas do cilindro, e aí, a brincadeira ficará bem dispendiosa com uma retífica precoce.
Não tire o filtro de ar em busca de mais potência, seu ganho não vai chegar a 5%, e na maioria dos casos você vai é perder desempenho pois a injeção vai receber um fluxo de ar diferente do que ela está “acostumada” e programada. Imagine toda aquela poeira entrando na maior facilidade no seu motor, já disse acima o quanto é prejudicial. Atente ao prazo de troca do filtro de ar, o manual do proprietário de seu veículo indica os períodos de troca (geralmente cerca 15.000 km a 30.000 km, dependendo da montadora). Lembre–se também que rodar em estradas de terra ou em locais de muita poeira diminui sua vida útil.
Filtro de Ar do Motor com apenas 5.000 Km de uso a esquerda e um novo a direita:
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ViniciusSOHC- Mensagens : 147
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Re: A Importância do Filtro de Ar do Motor
Dependendo da região e do tipo de estrada que se roda, o filtro suja mais rápido mesmo.
Estou utilizando o filtro Inflow.
Realmente ganha um pouco em desempenho como você falou e parece filtrar muito bem, pois venho acompanhando pelo menos a caixa de ar e está limpinho.
Valeu as dicas
Estou utilizando o filtro Inflow.
Realmente ganha um pouco em desempenho como você falou e parece filtrar muito bem, pois venho acompanhando pelo menos a caixa de ar e está limpinho.
Valeu as dicas
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Estevan- Mensagens : 224
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Re: A Importância do Filtro de Ar do Motor
Estevan escreveu:Dependendo da região e do tipo de estrada que se roda, o filtro suja mais rápido mesmo.
Estou utilizando o filtro Inflow.
Realmente ganha um pouco em desempenho como você falou e parece filtrar muito bem, pois venho acompanhando pelo menos a caixa de ar e está limpinho.
Valeu as dicas
Lembrando que, mesmo que não se trafegue por ruas e rodovias com um certo grau de poeira, é sempre bom fazer uma inspeção no filtro a cada 1.000 Km.
Abraços.
ViniciusSOHC- Mensagens : 147
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