Eficiência ar condicionado Honda City 2015

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Mensagem por OMN em Dom Set 13, 2015 12:06 am

Pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês que possuem o City 14/15 à respeito da eficiência do ar condicionado do mesmo, em especial a versão digital. Peguei meu carro há 15 dias, porém confesso que estou decepcionado com a eficiência do sistema. Já levei na Honda de minha cidade e foi constatado que tudo está normal, gás no nível correto, "gelando" como deveria. Só que não é isso que percebo no dia a dia. Pra não sentir calor dentro do carro, preciso deixar a ventilação sempre alta (da metade pra cima), mesmo utilizando à noite. Utilizar no modo auto, então, não tem a menor condição, pois ele tem que ficar sempre no "low", senão é calor na certa. E quem senta atrás sofre mais ainda, uma vez que parece que o vento não tem força pra jogar lá pra trás. Comparando com meus carros anteriores (Sentra, Bravo, Celta), o ar condicionado do City é disparado o de pior eficiência. Estou bastante chateado com essa situação, uma vez que, pra mim, um dos principais atrativos de um carro é exatamente a potência do ar condicionado. Já me perguntaram na Honda se eu estava sabendo usar o sistema digital. Sem dúvida nenhuma, não é problema de ajuste no painel, pois já li e reli o manual 200 vezes.
Como disse anteriormente, estou muito chateado com a situação, pois comprei um carro que custa quase 70 mil reais e o ar condicionado dele está longe de ser o ideal.
Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre esse meu problema, bem como uma saída para resolver tal situação.
Abraços

OMN

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Mensagem por zanotta em Seg Set 14, 2015 8:28 am

Osvaldo,

A única questão que tenho do ar condicionado é que "demora" para aquecer. Mas a demora é mais questão de vaidade do que problema do ar (demora um ou dois minutos), mas da eficiência não tenho do que reclamar.
A única coisa que faço é deixar ele no máximo durante uns 5-10 minutos e depois baixar a temperatura. 
Usei o Auto por 5 minutos, depois disso só manual. Realmente o automático dele não é nada bom (na minha opinião). 
Como ando 95% do tempo sozinho, ou com carona, nunca ouvi reclamação os ocupantes dos bancos traseiros.

zanotta

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Mensagem por Horácio Santos Jr. em Seg Set 14, 2015 8:43 am

Oswaldo
Tenho City 15/15 com 11.000 kms., estou satisfeito com a eficiência do ar condicionado digital, deixo sempre no low e o ventilador no segundo tópico, não tenho nenhum problema, gela muito bem e não demora. Inclusive ocupantes do banco traseiro nunca reclamaram. Vou sempre para Santos (SP) cidade de praia, calor, sol e olha que funcionado muito bem.

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Mensagem por OMN em Seg Set 14, 2015 9:45 pm

Obrigado Zanotta e Horácio. Tive hoje novamente na Honda e meu carro já está conhecido por lá, todos atenciosos no intuito de resolver esse problema. O chefe da oficina entrou comigo no carro, que estava estacionado no sol escaldante por pelo menos 40 minutos (meu carro não tem película), onde pude demonstrar a ele o que estava acontecendo. Nessa situação específica, o correto seria (acredito eu) ligar o ar condicionado no LOW e deixar a ventilação no máximo, abrindo também dois dedos dos vidros, pro calor sair. Ocorre que nessa situação específica, o compressor, ao invés de ficar ligado direto pra atingir a temperatura ideal mais rapidamente, fica armando e desarmando o primeiro estágio de 5 em 5 segundos, o que faz com que o sistema não refrigere a contento. Dessa forma, utilizando o carro em trânsito pesado, basicamente não tenho ar condicionado. De antemão ele constatou que existe algum problema elétrico, que está fazendo com que o compressor desarme desnecessariamente. De certa forma fico até "aliviado", pois estava imaginando que o ar desse carro fosse fraco mesmo. Mas pelo relato dos colegas e pesquisando na net, percebi que o problema é no meu carro. Semana que vem encosto ele novamente para tentar resolver de vez esse problema. Abraços

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Mensagem por Horácio Santos Jr. em Ter Set 15, 2015 10:13 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Obrigado Zanotta e Horácio. Tive hoje novamente na Honda e meu carro já está conhecido por lá, todos atenciosos no intuito de resolver esse problema. O chefe da oficina entrou comigo no carro, que estava estacionado no sol escaldante por pelo menos 40 minutos (meu carro não tem película), onde pude demonstrar a ele o que estava acontecendo. Nessa situação específica, o correto seria (acredito eu) ligar o ar condicionado no LOW e deixar a ventilação no máximo, abrindo também dois dedos dos vidros, pro calor sair. Ocorre que nessa situação específica, o compressor, ao invés de ficar ligado direto pra atingir a temperatura ideal mais rapidamente, fica armando e desarmando o primeiro estágio de 5 em 5 segundos, o que faz com que o sistema não refrigere a contento. Dessa forma, utilizando o carro em trânsito pesado, basicamente não tenho ar condicionado. De antemão ele constatou que existe algum problema elétrico, que está fazendo com que o compressor desarme desnecessariamente. De certa forma fico até "aliviado", pois estava imaginando que o ar desse carro fosse fraco mesmo. Mas pelo relato dos colegas e pesquisando na net, percebi que o problema é no meu carro. Semana que vem encosto ele novamente para tentar resolver de vez esse problema. Abraços

Amigo...boa sorte na CSS.

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Mensagem por adilson loureiro junior em Ter Nov 17, 2015 10:34 pm

Comprei meu city 15/15 e retirei dia 29/10 e o ar condicionado nao estava gelando nada. Levei na honda hayasa onde comprei de pendotiba e em dois dias resolveram o problema. Agora gela até demais e olha q nunca coloquei no low e nunca coloquei mais do que a velocidade 4 do ventilador. Porém a atendente nao me disse o que era o problema.

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Mensagem por kaka_onnet em Qui Nov 19, 2015 12:21 pm

OMN, lendo o seu post, achei oportuno comentar alguns detalhes para enriquecer especialmente em relação ao funcionamento do Ar condicionado, a saber:

Quando voce diz que:

1- "o correto seria (acredito eu) ligar o ar condicionado no LOW e deixar a ventilação no máximo, abrindo também dois dedos dos vidros" acredito que não há vantagem deixar a janela aberta, isso por que assim voce também contribui para perda de energia ou calor gerado gerado pelo Ar.
Saudações!
2- "o compressor, ao invés de ficar ligado direto pra atingir a temperatura ideal mais rapidamente, fica armando e desarmando" Isso é normal, por que o compressora é acionado pelo pressostato, em função da pressão no circuito de gás (todos funcionam assim) e não tem relação com a temperatura na cabine, de forma a mante-lo ligado direto. É absolutamente normal. mas pode haver problema ai de pressão ou no sistema, por que voce afirma que o sistema não refrigere a contento... em trânsito pesado, basicamente não tenho ar condicionado" .

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Mensagem por kaka_onnet em Qui Nov 19, 2015 8:17 pm

Corrigindo o post anterior:
OMN, lendo o seu post, achei oportuno comentar alguns detalhes para enriquecer especialmente em relação ao funcionamento do Ar condicionado, a saber:

Quando voce diz que:

1- "o correto seria (acredito eu) ligar o ar condicionado no LOW e deixar a ventilação no máximo, abrindo também dois dedos dos vidros" acredito que não há vantagem deixar a janela aberta, isso por que assim voce também contribui para perda de energia ou calor gerado gerado pelo Ar.

2- "o compressor, ao invés de ficar ligado direto pra atingir a temperatura ideal mais rapidamente, fica armando e desarmando" Isso é normal, por que o compressora é acionado pelo pressostato, em função da pressão no circuito de gás (todos funcionam assim) e não tem relação direta com a temperatura na cabine e sim com a temperatura do circuito (Liquido de refrigeração) do ar, de forma a mante-lo ligado direto. Essa situação de liga-desliga é  absolutamente normal, mas pode realmente estar havendo problema ai de pressão ou com algum componente do sistema, porque você afirma que o sistema não refrigere a contento.

Saudações!

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Mensagem por OMN em Seg Nov 30, 2015 7:58 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Corrigindo o post anterior:
OMN, lendo o seu post, achei oportuno comentar alguns detalhes para enriquecer especialmente em relação ao funcionamento do Ar condicionado, a saber:

Quando voce diz que:

1- "o correto seria (acredito eu) ligar o ar condicionado no LOW e deixar a ventilação no máximo, abrindo também dois dedos dos vidros" acredito que não há vantagem deixar a janela aberta, isso por que assim voce também contribui para perda de energia ou calor gerado gerado pelo Ar.

2- "o compressor, ao invés de ficar ligado direto pra atingir a temperatura ideal mais rapidamente, fica armando e desarmando" Isso é normal, por que o compressora é acionado pelo pressostato, em função da pressão no circuito de gás (todos funcionam assim) e não tem relação direta com a temperatura na cabine e sim com a temperatura do circuito (Liquido de refrigeração) do ar, de forma a mante-lo ligado direto. Essa situação de liga-desliga é  absolutamente normal, mas pode realmente estar havendo problema ai de pressão ou com algum componente do sistema, porque você afirma que o sistema não refrigere a contento.

Saudações!

Fala Kaka, obrigado pela resposta! Com relação ao item 01, esse vidro dois dedos abertos é por aproximadamente 01 minuto, só o tempo de sair aquele "bafo" quente de dentro, quando o carro está no sol a pino.
Já o item 02, entendo que o compressor armar e desarmar é normal em qualquer carro. Mas no Honda, essa frequencia é tanta que fiquei achando que era defeito do sistema. Tive o Bravo que armava o compressor, o eletro ligava no primeiro e depois no segundo estágio, e ali ficava por um bom tempo. No City, além de não ter segundo estágio do eletro, ele desarma em menos de 05 segundos. Hoje eu sei que não é defeito, e sim, caracteristica do sistema (ainda que um pouco irritante). Smile

Andando no carro nas últimas semanas, voltei a gostar dele.
"Aprendi" a usar o ar-condicionado. Na verdade, como meu parâmetro era o Bravo (que gela igual uma câmara frigorífica), eu fiquei um pouco desapontado com o City. Mas hoje percebo que ele gela bastante, só que agora preciso ligar com a ventilação bem alta e ir aos poucos diminuindo. No meu Bravo, eu colocava no "02" e em poucos minutos já estava muito frio. Hoje já ando com ele no 18, 19 e até 21 graus, sempre com a ventilação alta e diminuindo aos poucos até ficar na temperatura adequada.

Resumindo: o ar gela bem, mas a forma de chegar na temperatura ideal é diferente do meu carro anterior.

Abraços

OMN

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Mensagem por racity em Ter Dez 15, 2015 10:26 pm

Olá pessoal,

Estou com o meu a 1 semana e utilizo outra maneira de esfriar um pouco mais rapido.
Mesmo com meu carro anterior, sempre quando entro e ele está muito quente, baixo os vidros completamente, coloco o ventilador no maximo e não mexo a temperatura, que sempre fica nos 18 a 21.
Deixo os vidros baixos por cerca de 30 segundos. Além de não ficar respirando aquele ar quentissimo, que inclusive já li sobre o mal dos plasticos aquecidos, além do choque termico de sair de um lugar com ar condicionado e entrar no carro extremamente quente, tenho certeza q esfria mais rapido, pois o vento forte empurra o ar quente para fora do carro. Veja que se você abrir somente um pouco, o ar refrigerado terá de esfriar alem do material do carro(bancos,portas) tera que esfriar o ar quente, e isso demorará mais ainda!

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