Limpeza dos Eletro Injetores (Bicos Injetores)

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Limpeza dos Eletro Injetores (Bicos Injetores)

Mensagem por ViniciusSOHC em Seg Maio 25, 2015 12:23 am

Se existe um serviço polêmico em toda a área da Manutenção Automotiva, este se chama Limpeza de Bicos. Caso fossemos considerar o que é dito na maioria dos manuais de veículos vendidos no Brasil, poderíamos desconsiderar totalmente este serviço, mas, algumas variáveis o tornam necessário, e isso depende muito da forma de utilização de cada veículo. Para entendermos o porque da Limpeza de Bicos, vamos entender um pouco do funcionamento dessa peça chamada Eletro injetor.

Trata-se de uma válvula eletromagnética, que funciona a partir do movimento de um induzido (a agulha da válvula) pelo efeito do campo magnético produzido por uma bobina. A válvula é composta por:

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– Carcaça com bobina e sua devida conexão;
– (Válvula) Agulha móvel com induzido;
– Assento da válvula;
– Mola;
– Pré-filtro;
– Anéis de vedação.

Quando a ECU (Unidade de Controle Eletrônico) não envia tensão para o eletro injetor, este encontra-se sobre pressão da linha de combustível, a pressão juntamente com a força da mola mantém a agulha na sua sede, vedando qualquer passagem de combustível pela válvula. No momento em que a ECU manda sinal para a válvula, o campo magnético gerado pela energização da bobina atraí o induzido, no caso a agulha, liberando a passagem de combustível pelos orifícios calibrados da válvula.
A vazão (volume de combustível injetado por unidade de tempo) é definida pelo diâmetro dos furos e pela pressão da bomba elétrica do sistema.
Obviamente, a função do eletro injetor, é injetar o combustível, para que este seja utilizado no tempo de combustão do motopropulsor (motor), mas a forma como esse combustível deve ser injetado é que é importante. O combustível deve ser injetado de forma pulverizada para que sua mistura com o ar seja a mais homogênea possível, e que o mínimo de combustível seja perdido.

A causa da Limpeza de Bicos em grande parte é atribuída a qualidade do nosso combustível (nível de contaminação), de fato, ela não ajuda. Porém, a gasolina possui diversos hidrocarbonetos, todos misturados e cada um com uma função diferente. Esses hidrocarbonetos podem oxidar em determinadas condições, mais especificamente quando em condições de calor e em contato com o ar. Em outras palavras, é quando a gasolina está estocada que ocorre sua oxidação. Acontece que a gasolina quando em contato com o ar e calor, oxida, e produz uma espécie de goma. Inicialmente essa goma pode ficar suspensa pelo combustível, mas a reação pode também se agravar, e a goma vir a formar um verniz, este muito perigoso. A goma possui aspecto resinoso e pegajoso quando quente, ao esfriar endurece formando um tipo de verniz. Este fenômeno é muito comum na gasolina, é uma característica dela, embora com uso de aditivos para prevenção sua incidência diminua, entretanto impedir que aconteça até agora parece impossível. Existem dois pontos conhecidos onde esses fenômenos geralmente acontecem, no tanque e nos eletro injetores (este conhecido como Heat Soak). O sistema fica contaminado devido a goma estar em solução nos seus primeiros momentos, alcançando diversos pontos do sistema de alimentação, com o aumento da temperatura a goma chega ao seu estágio resinoso, é também quando se estabelece em algum ponto do sistema. Com a parada do sistema (motor desligado), a temperatura cai, então a goma endurece e forma o verniz. Este verniz é muito característico por entupir, travar e queimar eletro injetores, válvulas e a bomba de combustível. Muito próximas do cabeçote (região mais quente do motor além do bloco), os eletro injetores estão expostos a níveis consideráveis de temperatura, que durante seu funcionamento pode não prejudicar, mas quando o motor é desligado, a gasolina contida nos eletro injetores fica totalmente exposta as altas temperaturas, o que provoca a ebulição da mesma, e claro, a produção da goma em seu interior, a temperatura do motor diminui com o tempo, e então o goma passa para o estágio verniz. As consequências disto são o travamento da agulha, obstrução do jato de combustível, entupimento e em casos extremos seu entupimento a inutilização da válvula.

Diagnostico:

O mais comum dos sintomas são a marcha-lenta irregular, perca de força na arrancada e falhas de funcionamento, porém, estes sintomas também podem ser atribuídos a outras falhas. É neste ponto que muitos reparadores pecam, pois por ser um processo relativamente rápido, alguns realizam a limpeza de bicos com a esperança – sem nenhum critério ou teoria – de que o problema se resolverá, e quando isso não ocorre o cliente acaba pagando por um serviço que não deveria ter sido executado e que não fez diferença nenhuma.

Conclusão do assunto – O serviço procede ou é enganação?

“Cada caso é um caso, cada carro é um carro.” Não da para generalizar, limpeza dos eletro injetores é um serviço que realmente funciona, mas que precisa ser aplicado com conhecimento e não a granel como muitos ditos “mecânicos” fazem. O ideal é que a limpeza dos eletro injetores seja um serviço a ser considerado em último caso, depois de ser feita a revisão do motor e todo o sistema de ignição e injeção. Cabe ao reparador ter conhecimento e saber porque vai incluir o serviço no orçamento. Se vai incluir, por que não fazer o Teste de Vazão para comprovar? É um serviço que funciona e pode ser comprovado seus resultados? Sim, mas se aplicada quando realmente for necessário. É um serviço necessário e de prevenção? Não, é um serviço corretivo, para preveni-lo faça manutenção no seu veículo regularmente, evite abastecer em diversos postos e principalmente nos sem procedência. Se possível, não deixe de dar atenção ao filtro de combustível, troque sempre a cada 5000 km.

Esclareço que este tópico foi criado a nível de conhecimento!

Abraços.
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ViniciusSOHC

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