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Oleo Cambio Automatico

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Mensagem por Ton.Akita Ter Ago 11, 2015 9:08 am

Bom dia pessoal!

Voces saberiam dizem com qual km devemos trocar o oleo da transmissao automatica?
Meu city ja esta com 80 mil km, e ja seria necessario a troca do oleo?
Quantos litros deve-se trocar?

Obrigado desde ja!
abs!

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Mensagem por rlgluxo Ter Ago 18, 2015 4:46 pm

Troca deve ser feita com 60.000km em uso severo ou em 80.000km uso normal. No seu caso pode trocar que já esta na KM. Troque na Honda não tem erro. São 3 litros apenas.

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Mensagem por Ton.Akita Ter Ago 18, 2015 10:14 pm

rlgluxo escreveu:Troca deve ser feita com 60.000km em uso severo ou em 80.000km uso normal. No seu caso pode trocar que já esta na KM. Troque na Honda não tem erro. São 3 litros apenas.

Muito obrigado rlgluxo! vou passar essa semana na css e agendar a troca!!!!

abs

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Mensagem por ViniciusSOHC Qui Set 03, 2015 10:29 am

Por incrível que pareça, a CSS trocou o óleo da transmissão mecânica do meu, na revisão de 4 anos ou 40 mil km.

Abraços.
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Mensagem por Heitor Terças Qui Set 03, 2015 5:26 pm

Tem duas opções neste quesito.
1. Vc comprar e mandar fazer a substituição na Concessionaria
2. Vc comprar o óleo e trocar fora (que sai mais barato)

E não esquece depois de tirar foto do oleo (devido as especificações) e postar aqui pra todos saberem qual o óleo certo pela especificação. Abraço
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Mensagem por rlgluxo Sex Set 04, 2015 7:42 pm

Muita atenção a troca de óleo de cambio, vejam na foto a besteira feita por uma autorizada em São Paulo, colocaram 3 litros de fluido sendo que o correto são 2,5 litros como pede o manual.

Óleo usado foi o ATF11.

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Mensagem por aprovisorio Sáb Set 12, 2015 5:13 pm

Amigos,  acabei de fazer a troca do óleo em casa. É muito fácil e quem já trocou óleo de motor, fará tranquilamente!
Após assistir este vídeo, muitos outros gringos, inclusive com desmontagem e montagem geral de vários câmbios Honda e pesquisar 3 mecânicos de css Honda diferentes, tentarei de forma resumida, passar os cuidados necessários para que possam fazer com total eficiência.
Antes, meu carro é um NC AT 2009 LXS, com 67.500km. Pelo aspecto do óleo (negro) e dificuldade para soltar o dreno (parafuso “bujão”), creio que nunca havia sido trocado. Defeitos: leves trepidações em baixo giro, leves trancos e trocas pouco precisas. Após a troca os defeitos sumiram e o carro está perfeito e macio!
Vamos aos mitos: 1) é semelhante a troca de óleo de motor, portanto, não entra ar, não vai faltar lubrificação, não precisa máquina especial ou “espacial da NASA”, etc, é só soltar o parafuso de dreno e deixar escoar; 2) siga estritamente o manual, começando com a medição de óleo antes de drená-lo. Ande até esquentar, utilize a ré, coloque no N ou P, desligue o motor e após 60 segundos meça o nível. O meu, por algum asno, estava com 500ml à mais!; 3) não invente e nem arrisque, utilize sem dó só o óleo da Honda. Não adianta tentar economizar colocando outro “pseudo” compatível. O atual é o 11ATF Honda, que substituí e consegue revigorar o antigo que não sairá; 4) óleo é na css. Pesquisei em vários locais e nenhum bateu o preço. Com desconto para pagto à vista, paguei R$156,00 nos 3Lts! e 5) Respeite o manual! Após drenar, aperte o parafuso dreno com 5 Kg de torque. Após medir quanto saiu de óleo, mesmo que tenha saído 3Lts, coloque primeiramente 2,4Lts e meça frio mesmo. Se estiver no mínimo, ligue o carro, passe todas as posições da alavaca, desde o P até o 1, voltando um por um, com 5 segundos em cada posição. Desligue e após 60 segundos meça novamente. Se preciso, complete até atingir o mínimo. Ande com o carro até temperatura normal e repita a medição. Se permanecer no mínimo, complete até a marca “máximo” e pronto. O meu precisou de 2,7Lts.
Dica: drene com o motor quente. Antes de retirar o parafuso dreno, mantenha a vareta medidora no local, retire o dreno e quando diminuir a vazão, retire a vareta, isso fará puxar por sucção uma maior quantidade de óleo. Espere parar de gotejar. Abaixe a frente e levante a traseira do lado do motorista para escoar mais.
Ferramentas: se tiver protetor de cárter, chave 19 e 17. Parafuso do dreno, utilize uma catraca de 3/8. A minha por ser “ching-ling” arrebentou! Então tive que mandar fixá-la com solda elétrica. Pode ser necessário utilizar um cano para estender a chave, pois o dreno pode estar apertado. Aplique WD para facilitar. Adapte um funil com mangueira extensora ou compre um pronto de plástico, eu paguei R$5,10 em um pronto na Coml Valflex em SP: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Desculpem prolongar, mas com o mínimo de cuidado e atenção, com poucas ferramentas, troca-se muito fácil esse óleo, a um custo de apenas R$156,00, com um excelente resultado!

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Mensagem por rlgluxo Seg Set 14, 2015 12:49 pm

Medir o óleo de cambio é uma tarefa chatinha, pois o nível é alterado com facilidade caso esteja em um local que não venha ser plano em 100%. Costumo seguir o que o manual pede a risca. Ligo o carro e aguardo a ventoinha ser acionada, após desligo em seguida e aguardo 60 segundos ou no máximo 90 segundos, retiro a vareta, limpo e coloco novamente no reservatório, seguida retiro para conferir o nível. É exatamente desta forma que o manual pede. Passar marchas neste processo pelo menos no manual não vi esta informação.

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Mensagem por aprovisorio Ter Set 15, 2015 10:18 pm

sobre passar as marchas e ré, segue... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Mensagem por aprovisorio Ter Set 15, 2015 10:28 pm

O sistema hidráulico não é igual ao do freio, permanente, ao contrário, se descarrega após certo tempo. Quando a alavanca está em P ou D, impede o fluxo, permanecendo o corpo de válvulas, pistões e circuitos descarregados, daí uma falsa medição. Andando ou mudando as posições, carregará todo o sistema, inclusive a ré, que precisa de boa quantidade de fluído, obtendo uma medição precisa. O câmbio Honda é totalmente diferente dos demais, sendo por engrenagens ao invés de planetárias, com vários tambores de frição, daí suas particularidades e manutenções excepcionais.

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Mensagem por rlgluxo Qua Set 16, 2015 6:02 pm

Aqui as informações do manual.
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Mensagem por aprovisorio Qua Set 16, 2015 7:17 pm

E como é que se atinge a temperatura normal de funcionamento do câmbio?

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Mensagem por rlgluxo Qua Set 16, 2015 7:50 pm

Está na descrição na foto que mandei do manual. Assim que a ventoinha for acionada, desligue o motor. Pelo que entendo chegamos ainda temperatura ideal.

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Mensagem por aprovisorio Qui Set 17, 2015 12:23 am

E vc já foi ensinar para os mecânicos da css o correto? já corrigiu o excesso de óleo e os informou sobre quais serão os futuros problemas? Lembrando, o manual descreve uma medição de rotina, diferente da utilizada no momento da troca. Eu apenas me pergunto: porquê com tanto conhecimento técnico, vc foi desperdiçar R$ ao pagar para fazerem algo tão simples e mesmo assim errarem? Resumo da questão: drene todo o óleo e complete novamente até o nível adequado, pronto e simples! mas se ler e compreender tudo o que descrevi, certamente drenará o máximo possível e completará dentro do nível, e o melhor, gratuitamente e corretamente...
Acredito que seja um desperdício de minha parte prolongar essa questão com uma pessoa que nem fez o procedimento, apenas crítica e de habilidade ignorada. Disponho-me a compartilhar novas ideias e experimentos de quem fez os procedimentos e encontrou novas técnicas.

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Mensagem por rlgluxo Qui Set 17, 2015 9:29 pm

Caro entendedor, prefiro seguir o que está escrito no manual, li o que escreveu e para mim não vale de nada. Respeito a sua tese e ponto final. Fórum foi criado para debater ideias, se acha que o manual está errado, ok. Quanto ao erro da Css, fique tranquilo tudo foi resolvido.


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Mensagem por aprovisorio Sex Set 18, 2015 1:13 pm

Amigo, vc está restrito ao manual e a ter de pagar por coisas tão simples, reflexo de sua limitada capacidade. Criticas e dúvidas são as únicas opções tangíveis.
Apenas para reflexão: o manual indica o óleo 01 ATF, mas por ter sido descontinuado, todos usam o 11 ATF; sempre são lançados boletins técnicos pela Honda, atualizando e desconsiderando técnicas lançadas em manuais; sempre são lançados recall´s, substituindo peças e alterando suas composições, tendo que serem modificadas suas antigas recomendações... etc
Gosto de seguir o manual, mas não informa o procedimento para troca do óleo, por ter inúmeras variáveis.
O termo "entendido" utilizado por vc demonstra sua imensa frustração com sua limitada capacidade técnica. Até lhe entendo: não fez porque não sabe, teve que pagar para fazerem errado e depois descobre que era tão simples quanto trocar um mero óleo de motor... só resta esmiuçar até encontrar algo subjetivo para polemizar, frustrante, não?
Para quem está acompanhando: meça como no manual e, por pecar por exagero, meça também pelo método Americano, mudando as posições da alavanca. Se permanecer dentro das marcas, está ok! agora se ficar abaixo do mínimo...

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Mensagem por rlgluxo Sex Set 18, 2015 2:19 pm

aprovisorio escreveu:Amigo, vc está restrito ao manual e a ter de pagar por coisas tão simples, reflexo de sua limitada capacidade. Criticas e dúvidas são as únicas opções tangíveis.
Apenas para reflexão: o manual indica o óleo 01 ATF, mas por ter sido descontinuado, todos usam o 11 ATF; sempre são lançados boletins técnicos pela Honda, atualizando e desconsiderando técnicas lançadas em manuais; sempre são lançados recall´s, substituindo peças e alterando suas composições, tendo que serem modificadas suas antigas recomendações... etc
Gosto de seguir o manual, mas não informa o procedimento para troca do óleo, por ter inúmeras variáveis.
O termo "entendido" utilizado por vc demonstra sua imensa frustração com sua limitada capacidade técnica. Até lhe entendo: não fez porque não sabe, teve que pagar para fazerem errado e depois descobre que era tão simples quanto trocar um mero óleo de motor... só resta esmiuçar até encontrar algo subjetivo para polemizar, frustrante, não?
Para quem está acompanhando: meça como no manual e, por pecar por exagero, meça também pelo método Americano, mudando as posições da alavanca. Se permanecer dentro das marcas, está ok! agora se ficar abaixo do mínimo...

Risos. Mais muito risos!
Ainda prefiro conferir o manual do meu carro ao invés ficar fuçando em sites americanas atrás de bobagens.

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Mensagem por aprovisorio Dom Set 20, 2015 2:30 pm

Concordo plenamente: na sua situação a única opção é rir mesmo... O Tiririca se deu bem assim! Só por favor, não dê conselho para evitar fundir o carro de alguém.

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Mensagem por rlgluxo Qua Set 23, 2015 3:31 pm

aprovisorio escreveu:Concordo plenamente: na sua situação a única opção é rir mesmo... O Tiririca se deu bem assim! Só por favor, não dê conselho para evitar fundir o carro de alguém.

Caro "Aprovisorio" veja acho que tens uma grande dificuldade em entender algumas situações, não estou aqui para dar conselhos, somente li o manual oficial do meu carro e repassei as informações descritas. Com isso você ficou muito ofendido pois tem com você uma super tese quanto a medir com exatidão o nível do Óleo dos câmbios Honda. Eu prefiro seguir o manual oficial dos produtos que compro, outras pessoas podem sim ter suas próprias técnicas, entendeu? Por isso respeito.

Como disse lá atrás, fórum foi criado para debater ideias, informações. Jamais vou querer aqui ser um formador de opinião, achar que minhas informações são as corretas, apenas vou sempre antes de qualquer manutenção conferir o manual oficial do carro que tenho, neste caso o Honda City.

Quanto ao Tiririca, dispenso este tipo de comentário.

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Mensagem por aprovisorio Qua Set 23, 2015 9:04 pm

Discussões à parte, métodos de medidas não irão alterar significativamente. Portanto, à quem interessar, tendo interesse em trocar o óleo em casa, estude o tutorial e faça sem medo, pois é muito simples...
O meu objetivo é de divulgar e desmistificar os mitos, por isso, publiquei nesse e em vários outros fóruns. Em breve, estarei divulgando sobre o ajuste de válvulas, que, à priori, me pareceu muito fácil.

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Mensagem por kaka_onnet Qui Set 24, 2015 6:33 am

Eu achei ótimo todas as dicas e o tutorial, mas vejo um problema na troca em casa, que devemos nos preocupar. Me refiro ao descarte. Nesse caso temos que recolher o óleo velho e descarta-lo em algum posto que cuide disso sem prejudicar o meio ambiente.

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Mensagem por aprovisorio Qui Set 24, 2015 10:15 pm

Vc pode levá-lo à css que lhe vendeu os 3Lts.

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Mensagem por kelson fontenele Sex Nov 06, 2015 10:00 am

a titulo de curiosidade vc sabe o que isso pode ocasionar?? troquei meu oleo e acho que ficou um pouco acima do nivel


rlgluxo escreveu:Muita atenção a troca de óleo de cambio, vejam na foto a besteira feita por uma autorizada em São Paulo, colocaram 3 litros de fluido sendo que o correto são 2,5 litros como pede o manual.

Óleo usado foi o ATF11.

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Mensagem por aprovisorio Dom Nov 08, 2015 2:33 pm

Kelson, vc está medindo conforme indica o manual, com o motor quente? Há relatos de instabilidades como trepidações e trancos leves em baixo giro. O sistema é blindado e sem cárter, portanto, com excesso de óleo, pode haver um leve aumento na pressão do óleo, o que descalibra o sistema e explica os relatos. Não creio que nessa quantidade, possa romper alguma vedação, mas em se confirmando que esses trancos acontecem por excesso de óleo, torna-se preocupante, pois isso ocorre por atrito de "encavalamento de marchas", por pequena descalibração do sincronismo, isto é, entra outra marcha enquanto uma ainda permanece engatada. Em termos práticos, haverá um consumo excessivo dos discos de embreagem (composite), semelhante à andar com o pé apoiado no pedal de embreagem. Teorias à parte, o carro foi muito bem projetado e precisamos respeitar os parâmetros. Abs.

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Mensagem por HIDEKI TANINO Sex Nov 20, 2015 3:41 pm

Pelas pesquisas que efetuei em oficinas especializadas, com 80.000Km todo o óleo deve ser trocado.
O meu City é 2011 e a especificação do óleo do manual é ATF Z1, mas esse óleo não é mais fabricado pela Honda,
tendo que trocar todo o óleo pelo 11 ATF. Segundo os especialistas, não pode misturar óleos de especificações diferentes.
Para a troca total do óleo do cambio automático vão 5,85 litros, segundo o manual.

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